terça-feira, 21 de abril de 2009

XV Festa das Famílias

XV Festa das Famílias
Diocese de CoimbraMortágua :: 10 de Maio de 2009Santuário do Cabeço de Nosso Senhor do Mundo

“Vida com Valores, formação na Família”


Anualmente, sobre proposta do Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar, realiza-se na Diocese de Coimbra a Festa das Famílias. È um encontro festivo de famílias promovido em locais diferentes da Diocese envolvendo na sua organização paróquias, arciprestados ou unidades pastorais, conforme a realidade eclesial do local escolhido para a realização do encontro, onde em torno do Bispo Diocesano se procura celebrar a vida que tem origem na família a exemplo da Sagrada Família de Nazaré.
Este ano a Festa das Famílias, já na sua XV edição, vai ter lugar em Mortágua no dia 10 de Maio, no início da semana que a Igreja portuguesa chama de Semana da Vida, subordinada ao tema “Vida com Valores, formação na Família”. O tema escolhido vem na linha do VI encontro mundial de Famílias que se realizou no México, em Janeiro último, com o tema “A Família formadora nos valores Humanos e Cristãos”.
A Unidade Pastoral de Mortágua, da qual fazem parte as paróquias de Mortágua, Almaça, Cercosa, Cortegaça, Espinho, Marmeleira, Oliveira do Mondego, Pala, Sobral, Trezoi e Vale de Remígio, foi convidada a organizar para a Diocese uma festa de alegria cristã celebrada em torno da realidade familiar.
No dia 10 de Maio, no Santuário de Nosso Senhor do Mundo, junto à vila de Mortágua, vamos receber todos aqueles que lá se queiram deslocar, e acolhê-los como família que somos.
A festa terá início às 10 horas, com o acolhimento e preparação para a Eucaristia que se celebrará às 11 horas, presidida pelo pastor da Diocese, D. Albino Cleto. Depois da Missa, convidamos todos os presentes a assistirem a um momento musical. Para o almoço, e recordando a habitual romaria que anualmente se faz a este santuário, pela festa da Ascensão, todos somos convidados a dispor os nossos farnéis, e em ambiente familiar partilhar com os amigos. De tarde, pelas 14 horas, faremos a “Festa para a Família”, em que para além de querermos partilhar um pouco da cultura, do talento e história das nossas terras e gentes teremos a oportunidade de aprender um pouco mais com o testemunho e ensinamento daqueles que convidámos a estar connosco.
Para além do espaço central, teremos um espaço e circuito de oração/ reflexão, espaço de animação para as crianças, stands de movimentos e organismos da Diocese, bem como um pouco dos produtos tradicionais das nossas gentes para poderdes provar e levar convosco.
Queremos fazer uma festa simples mas bela. Para tal, precisamos da presença de cada um, e por isso vos convidamos a virdes até Mortágua no próximo dia 10 de Maio. Será que conseguimos fazer pequeno o grande Santuário de Nosso Senhor do Mundo? Contamos convosco!


Equipa organizadora

Sem comentários:

Enviar um comentário